O Tesouro do Estado anunciou, na quinta-feira, que a folha de pagamento de julho dos servidores gaúchos deve ser integralmente quitada nesta sexta. Inicialmente, o calendário previa a quitação até 31 de agosto para 7% dos vínculos que ainda não tinham recebido totalmente.
Prefeito de São Gabriel descarta possível retorno das aulas presenciais em setembro
A alteração ocorre devido à arrecadação efetiva do ICMS até 12 de agosto ter superado a estimativa inicial para o mês. Conforme a Secretaria da Fazenda, boletins de acompanhamento das notas fiscais eletrônicas pela Receita Estadual indicam retomada gradual de movimentações no comércio, varejo e atacado, com duas semanas seguidas de melhoria nos três segmentos.
O secretário da Fazenda, Marco Aurelio Cardoso, explica que o auxílio federal da Lei Complementar 173, que começou a ser recebido somente em junho, deslocou no tempo a compensação pelas perdas, mas agora tem permitido recuperar prazos de pagamento.
- Sempre houve o entendimento de que o auxílio federal seria fundamental para compensar as perdas do Estado. O fato de não ter sido concretizado ainda em maio fez com que o atraso máximo da folha chegasse a 40 dias, retornando agora ao patamar de 14 dias que tínhamos atingido nos primeiros meses de 2020 - declarou.
APAE irá receber recursos de emenda parlamentar para melhorias em Júlio de Castilhos
Os 7% que ainda não haviam recebido representam 23.945 vínculos. O próximo calendário, referente à folha de agosto, ainda não foi divulgado.
*Com informações da Secretaria da Fazenda do Rio Grande do